A FRAUDE ACADÊMICA COMO PRÁTICA HABITUAL NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Ética, Fraude acadêmica, EEstudante contemporâneoResumo
Tem-se por objetivo analisar os tipos e práticas mais comuns de fraude acadêmica, bem como os motivos que levam os estudantes a cometê-las. Para isso utilizou-se de um levantamento e/ou survey composto por um questionário adaptado de Gama et. al (2013), encaminhado aos 2.297 acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior entre os meses de setembro e outubro de 2015. Neste interim registrou-se a participação voluntária de 474 estudantes, o que corresponde a uma amostragem de 20,63% referente ao universo, garantindo a estes o anonimato. Revelou-se que as fraudes mais frequentes cometidas pelos acadêmicos estão relacionadas à cópia de respostas de colegas e consultar material não autorizado em uma prova escrita, bem como fornecer respostas a um colega durante um exame. Os motivos que levam os mesmos a cometerem tais fraudes estão relacionados ao hábito de terem esta prática desde o Ensino Médio, assim como a passividade dos professores perante tais situações e a percepção de que a pena, no caso de ser descoberta, é pouca significativa, assim como a insegurança de alcançar o sucesso de outra forma que não agindo de forma antiética.
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Copyright (c) 2018 André Gobbo, Simoni Urnau Bonfiglio (Autor)
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