MAL-ESTAR DOCENTE: UMA ANÁLISE EM ESCOLAS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • André Gobbo Autor
  • Bruna Feiden Autor
  • Bruna Baukat Autor

Palavras-chave:

Estresse ocupacional, Burnout, Ergonomia, Estresse em Professores

Resumo

Aborda-se nesta pesquisa os aspectos teóricos e práticos dos fatores geradores de estresse ocupacional em professores da rede pública estadual, pública municipal e privada do município de Porto Alegre/ RS. Foi utilizado como método de coleta de dados em visitação às escolas, sem aviso prévio, evitando assim uma possível preparação dos professores perante o tema da pesquisa. Aplicou-se um questionário semiestruturado, o qual investigava os prováveis fatos de sua rotina escolar, entre eles a faixa etária do professor e tempo que dedicava a lecionar; carga horária diária; sentimento de exaustão; medo da vulnerabilidade social e, consequentemente, o abandono da profissão. Desta forma foram encontrados diversos fatores que, possivelmente, geram situações de estresse no ambiente escolar e como decorrência um presumível ambiente doente, do qual por sua vez fazem os educadores questionarem-se sobre a qualidade de suas aulas. Por fim, o presente estudo demonstra a importância de instituir nas escolas centros de apoio aos docentes, incluindo na rotina escolar, profissionais que possam auxiliar emocionalmente os educadores quando necessário, para que tenhamos no futuro escolas que sejam modelos também de qualidade no ambiente de trabalho.

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Publicado

12-12-2018

Edição

Seção

Revista Científica Sophia

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