MARKETING DIGITAL POR NUTRICIONISTAS NO INSTAGRAM
Palavras-chave:
Mídia, Nutrição, Redes sociaisResumo
Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação que marcas, pessoas ou negócios utilizam de forma on-line para divulgar e vender produtos ou serviços, visando captar e fidelizar clientes, além de ampliar a sua rede de relacionamentos. Dentre as ferramentas de marketing digital tem-se as mídias sociais, as quais estão se popularizando e sendo bastante utilizadas por apresentarem divulgação econômica e rápida, além de possibilitar o alcance de pessoas em todo o mundo ou escolher somente o público-alvo. Nesse sentido, nutricionistas vem utilizando as mídias sociais, especialmente o Instagram, como forma de gerar conteúdo, engajamento e prospectar clientes. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar perfis profissionais de nutricionistas no Instagram. A coleta e registro de dados dos perfis de nutricionistas na mídia social Instagram deu-se por meio de análise documental. Para tal, foram utilizados os unitermos de busca de perfis no Instagram: nutri e nutricionista, somente na língua portuguesa. Foi realizado o levantamento de 85 perfis, utilizando um protocolo de registro estruturado. Com base nas informações coletadas a partir da análise documental, os dados obtidos foram compilados e apresentados em frequência absoluta e percentual. Verificou-se que a maioria dos perfis dos nutricionistas analisados apresenta entre 1001 a 5000 seguidores, sendo considerados influenciadores em ascensão. Cerca de 43,5% publicava conteúdo técnico, mas a grande maioria dos pesquisados (94,1%) não referenciava o conteúdo técnico publicado. Os principais assuntos abordados pelos profissionais pesquisados estavam relacionados à nutrição clínica, esportiva e funcional e somente 51,8% dos pesquisados apresentavam a formação profissional em seu perfil. Com o marketing digital em redes sociais em grande ascensão, é preciso que o nutricionista se adapte as novas tendências, mas visando sempre à promoção da saúde e alimentação saudável, além de respeitar o que é lhe permitido pelo código de ética da profissão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renata Carvalho de Oliveira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.