TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10202235Resumo
Este artigo busca descobrir se o incremento na regulamentação dos instrumentos de participação social trouxe um maior engajamento da sociedade no âmbito de controle das políticas públicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. A relevância desta pesquisa está na necessidade de maior aprofundamento nos estudos sobre o tema, principalmente no que tange ao aumento do envolvimento dos membros da sociedade nas arenas de debates públicos, com a divulgação das ferramentas de participação da sociedade. Observa-se que a transparência, estimulada nesta última década em especial pela Lei de Acesso à Informação, fomenta a participação social e a ajuda na promoção da divulgação das formas de controle social aproximando a sociedade de seus representantes e fortalecendo o estado democrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Michelle Benedetti Teixeira, André Cláudio de Assunção, Cristiane Bastos Scorsato Nuncio (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.