GAMIFICAÇÃO COMO INOVAÇÃO NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Aprendizagem. Educação. Jogos. Metodologia ativa. Práticas pedagógicas.Resumo
Metodologias ativas são recursos didáticos que buscam o protagonismo no estudante e o professor como mediador no estímulo reflexivo. Dentre as diferentes metodologias ativas, a gamificação é considerada uma estratégia que possibilita a construção do conhecimento em um ambiente de jogo. O objetivo do estudo é relatar experiências de aplicação de atividades gamificadas em diferentes disciplinas do curso de graduação em Nutrição, de uma Instituição de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. A motivação para a realização destas experiências veio pelo interesse das professoras em trabalhar com temas da Nutrição de forma ativa e o incentivo da própria instituição. Foram adotadas as gamificações, jogos on-line, jogos de tabuleiro, perguntas e respostas em equipes, jogo de palavras (“stop”) e “passa e repassa”. Os diferentes jogos foram aplicados em seis disciplinas específicas do curso, aos alunos das terceiras a quintas fases. Como pontos positivos, destaca-se o envolvimento e participação dos alunos, o alcance dos objetivos propostos e a dinamicidade das aulas.
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Copyright (c) 2019 Renata Carvalho de Oliveira, Raquel Engel, Rafaella Mafra (Autor)
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