AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA GESTÃO DE RESTAURANTES COMERCIAIS NO BRASIL: UMA REVISÃO
Resumo
O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão sobre as ações de sustentabilidade ambiental na gestão de restaurantes comerciais no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio das bases de dados SciELO, EBSCO e Google Acadêmico. Foram considerados os artigos publicados no período compreendido entre os anos de 2005 a 2020. Para complementar a discussão, foram consultados livros técnicos relacionados à sustentabilidade e websites de órgãos oficiais nacionais. Os restaurantes comerciais podem adotar diferentes ações de sustentabilidade ambiental visando à redução dos impactos ao meio ambiente, dentre estas, destacaram-se na literatura o controle de desperdício de alimentos, o gerenciamento de resíduos sólidos, além da reciclagem de óleos e gorduras. A principal ação de sustentabilidade relatada foi o controle do desperdício de alimentos, especialmente das preparações prontas para o consumo as quais são descartadas pelos estabelecimentos, o que poderia ser evitado, por meio da capacitação de funcionários, controle na quantidade de alimentos produzidos, sensibilização dos clientes, entre outras medidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Renata Carvalho de Oliveira, Rafaella Mafra (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.