AS CONTRIBUIÇÕES DA CAPOEIRA COMO CONTÉUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Capoeira, Educación Infantil, Ensino, Diretrizes pedagógicasResumo
A inserção da capoeira na educação infantil pode auxiliar tanto no desenvolvimento das crianças, bem como estar aliado às diretrizes pedagógicas propostas pelo Ministério da Educação. O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre os benefícios que o aprendizado da capoeira pode trazer às crianças na educação infantil. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica reunindo livros e artigos científicos nacionais. Notamos que a capoeira é considerada uma modalidade extremamente rica em recursos pedagógicos, pois relaciona elementos corporais, rítmicos, musicais, históricos e culturais. A combinação desses elementos desperta a curiosidade e o interesse das crianças em relação à sua prática. Os benefícios são inúmeros: aprimoramento de qualidades físicas tais como agilidade, destreza, coordenação e flexibilidade; domínios de aprendizagem psicomotor, afetivo-social e cognitivo; valores de cidadania; introdução da musicalidade e oralidade; aprendizado sobre a cultura afrodescendente. Conclui-se então, que a capoeira é uma modalidade de grande potencial para o desenvolvimento infantil
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.