AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DE PROTEÍNA ANIMAL EM DUAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) NA CIDADE DE ITAJAÍ/SC
Resumo
O objetivo desta pesquisa é avaliar a aceitabilidade de proteína animal em duas UANs, instaladas nas empresas A e B, na cidade de Itajaí/SC. A proteína animal é um macronutriente essencial para a composição de uma refeição saudável e representa 64,5% do custo total per capita das preparações avaliadas. Realizou-se um estudo transversal descritivo de abordagem qualitativa, que avaliou 293 questionários, respondidos por 151 trabalhadores sobre 2 preparações ricas em proteína animal. As duas UANs avaliadas são terceirizadas por empresas que aderiram ao Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT. Para medir o grau de aceitabilidade de proteína animal das UANs foi aplicado, no dia 21 de julho de 2020, um questionário em escala hedônica de expressão facial com 5 categorias: 1-Detestei; 2-Não Gostei; 3-Indiferente; 4-Gostei; 5- Adorei. Também constam no questionário duas perguntas: 1 - Diga o que você mais gostou na preparação e 2 - Diga o que você menos gostou na preparação. Com esse estudo concluiu-se que a aceitabilidade da proteína animal na Empresa A foi de 88,0% e na Empresa B foi de 93,8% ambas atingindo o índice de aceitabilidade, medido segundo a escala hedônica (BRASIL, 2017).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cristiane Loechelt Stuker, Priscilla Ferreira Koehler, Rafaella Mafra (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.