DO MAL ESTAR NA EDUCAÇÃO À UMA LINGUAGEM PARA ALÉM DO VIRTUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TUTORIA
Resumo
A dimensão educacional se encontra atravessada por uma mudança radical, tanto no que diz respeito à inserção de metodologias híbridas para a construção de um processo de ensino aprendizagem que atenda a demanda do mercado capitalista, quanto ao momento desestruturante que o mundo está vivenciando devido ao vírus COVID-19. Assim percebe-se a necessidade de investigar essas mudanças e pensar em estratégias educativas que possam gerar laço entre o aluno e o saber. Dessa forma, o presente trabalho se configura como estudo de caso e tem como objetivo investigar, a partir da teoria psicanalítica, o contexto de mal-estar que perpassa a educação, para sucessivamente, a partir do relato de uma primeira experiência vivenciada pelo autor no exercício da função de tutor do curso de Psicologia no Centro Universitário Uniavan, refletir sobre a transmissão do saber na modalidade virtual. A intervenção da arte no processo educacional vinculado à tutoria possibilitou amenizar a angústia vivenciada por causa do isolamento social e possibilitar contato e troca humana que ultrapassasse o limite do virtual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Davide Chareun, Gustavo Angeli (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.