ABORDAGEM DIDÁTICA DAS SUBSTÂNCIAS LÍCITAS E ILÍTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PINHEIRO - MA

Autores

  • Ingrid Mendes Pereira Centro de Estudos Superiores de Pinheiro Autor
  • Vagner de Jesus Carneiro Bastos Centro de Estudos Superiores de Pinheiro Autor
  • Suelen Rocha Botão Ferreira Centro de Estudos Superiores de Pinheiro Autor
  • Welberth Santos Ferreira Universidade Estadual do Maranhão Autor https://orcid.org/0000-0001-7141-9501

Palavras-chave:

Educação de qualidade, Ensino, Substâncias psicoativas.

Resumo

As drogas têm impacto significativo na saúde, na educação e no bem-estar dos jovens, segundo estudo realizado em uma escola pública de Pinheiro - MA. O estudo enfatizou a necessidade de estratégias educacionais eficazes para conscientizar os alunos sobre os riscos e consequências do uso dessas substâncias. Teve como objetivo promover a educação antidrogas em uma escola pública de Pinheiro, abordando o tema drogas lícitas e ilícitas, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os riscos e consequências do uso dessas substâncias. Para realização deste estudo qualitativo e quantitativo, na Unidade Integrada José Erivan Cordeiro foram divididas ações em três etapas primeiro a aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes, no segundo momento ocorreu a realização do workshop, com aplicação de atividades e um questionário final para avaliar o aprendizado e as mudanças de percepção dos alunos. A pesquisa demonstrou que existe uma deficiência no conhecimento dos alunos sobre substâncias lícitas e ilícitas. O workshop com o estande de drogas, os jogos de investigação e a montagem das drogas e seus efeitos foram exemplos de atividades inovadoras que acresceram a conscientização sobre os riscos associados ao uso de drogas.

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Biografia do Autor

  • Welberth Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é Doutor em Física pela Universidade do Porto. Fez pós-doutoramento em Física pelo Instituto de Nanociência e Nanotecnologia da Universidade do Porto (2014). Foi o coordenador de área da Residência Pedagógica de Física. Coordenador Adjunto do programa doutoral em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) e Coordenador geral do Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais (EDUCATEC). Tem experiência na área de Física Teórica e Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Física da Matéria Condensada e Tecnologias Educacionais. Bolsista de produtividade em Pesquisa - Sênior - Universidade Estadual do Maranhão

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Publicado

09-10-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Os dados utilizados na pesquisa não foram publicizados.

Edição

Seção

Revista Científica Sophia

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