TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS PSICOLÓGICAS E BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Biologia, Comportamento humano, Desigualdade Social, Ensino, PsicologiaResumo
O presente artigo visa rediscutir os aspectos psicológicos das práticas pedagógicos relacionadas à condições econômicas e sociais dos alunos, com foco nos aspectos biológicos e evolucionistas dos indivíduos e da sociedade. Quando a abordagem, trata-se de pesquisa descritiva e bibliográfica, com base em livros e artigos científicos obtidos a partir de pesquisas em repositórios de artigos e em livros obtidos nas bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Vale do Itajaí e Faculdade Avantis. Visa divulgar e repercutir os paradigmas que impedem a transposição adequada dos saberes, considerando as peculiaridades sociais, econômicas e biológicas dos indivíduos. Em relação aos fundamentos científicos da psicologia e da biologia permitem a ampliação da compreensão das características dos indivíduos, e podem facilitar a transposição didática, por exemplo, através de bricadeiras, além da relativização da competitividade exacerbada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.