ADOÇÃO: UM OLHAR AMBIENTAL NO PROCESSO SOCIAL
Resumo
O presente artigo visa um olhar mais atento ao processo de adoção como uma forma de gestação às famílias e indivíduos, possibilitando a reflexão sobre as dificuldades históricas, sociais e culturais permeadas por todo esse processo. Como objetivo primordial para a constituição deste trabalho, entendo que se faz necessário propor a organização e sistematização de um Grupo de Apoio, para que funcione como ferramenta social. Como caminhos metodológicos, utiliza-se de uma pesquisa exploratória, em um projeto de ação que objetiva a construção de conhecimentos para aplicação prática no intuito de solucionar problemas específicos. Também serão fontes de dados, os relatos de campo, colhidos nos encontros presenciais que ocorrem mensalmente, no município de Estância Velha, e eventuais postagens, dos referidos observados, registrada em grupo do WhatsApp. A ideia é possibilitar um espaço de escuta inicial, para uma melhor compreensão dessas situações e dúvidas, e posteriormente permitir uma elaboração de um lugar de criação de conteúdos geradores de ações socioambientais. O grupo analisado é composto por cerca de 15 casais e um pai adotivo, além das cinco crianças já adotadas que presenciam as conversas e interagem entre si.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nemar Gil Limeira Neto, Junior Cesar Mota (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.