TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS PSICOLÓGICAS E BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Biologia, Comportamento humano, Desigualdade Social, Ensino, PsicologiaResumo
O presente artigo visa rediscutir os aspectos psicológicos das práticas pedagógicos relacionadas à condições econômicas e sociais dos alunos, com foco nos aspectos biológicos e evolucionistas dos indivíduos e da sociedade. Quando a abordagem, trata-se de pesquisa descritiva e bibliográfica, com base em livros e artigos científicos obtidos a partir de pesquisas em repositórios de artigos e em livros obtidos nas bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Vale do Itajaí e Faculdade Avantis. Visa divulgar e repercutir os paradigmas que impedem a transposição adequada dos saberes, considerando as peculiaridades sociais, econômicas e biológicas dos indivíduos. Em relação aos fundamentos científicos da psicologia e da biologia permitem a ampliação da compreensão das características dos indivíduos, e podem facilitar a transposição didática, por exemplo, através de bricadeiras, além da relativização da competitividade exacerbada
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