METODOLOGIA CRÍTICO EMANCIPATORIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR PARA A ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10246796Palavras-chave:
Educação Fisica escolar, Abordagem Critica, Abordagem critico emancipatoriaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como a abordagem crítico-emancipatória na educação física tem sido utilizada atualmente nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão narrativa de abordagem qualitativa, baseada na análise de livros, artigos de periódicos, teses e dissertações. Inicialmente, é contextualizado o papel da educação física na educação escolar e sua evolução histórica. Em seguida, aborda-se a metodologia de ensino crítico-emancipatória e seus conceitos, desde sua criação por Elenor Kunz nos anos 90 até seu uso contemporâneo, incluindo pesquisas recentes sobre o tema. Os resultados desta pesquisa revelam que a maioria dos estudos existentes se concentra na exploração de conceitos, ideias e aspectos teóricos, deixando uma lacuna significativa em relação à pesquisa que demonstre a aplicação prática da abordagem crítico-emancipatória na educação física dos anos finais do ensino fundamental.
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Copyright (c) 2023 Arthur Bilibio Trentin, Kamyla Thais Dias de Freitas (Autor)
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