DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE CRIPTOSPORIDIOSE EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS DE PEQUENO A MÉDIO PORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13315603

Palavras-chave:

Cryptosporidium, Diagnóstico Laboratorial, Criptosporidiose

Resumo

A criptosporidiose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Cryptosporidium, responsável por gastroenterites. Sendo o diagnóstico laboratorial uma das formas de profilaxia da parasitose. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do diagnóstico laboratorial de Criptosporidiose e, revisar dentre os ensaios disponíveis qual terá uma aplicabilidade na prática de parasitologia para laboratórios de análises clínicas de pequeno a médio porte por meio de revisão de literatura. Para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed (NIH-National Library of Medicine), SciELO (Scientific Electronic Library Online), ScienceDirect e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram selecionados artigos publicados no período entre 2013 e 2023. Foram localizados 156 artigos científicos nas plataformas, após aplicados os procedimentos metodológicos e critérios de inclusão, 23 artigos foram considerados potencialmente elegíveis, os quais foram lidos na íntegra. Após a seleção, foram incluídos 09 artigos no estudo. Após a análise e discussão dos resultados, foi possível concluir que a técnica de coloração de Ziehl-Neelsen, mostra ser a metodologia viável para a pesquisa rotineira de Cryptosporidium em pacientes sintomáticos, devido seu baixo custo e por já estar disponíveis nos laboratórios de análises clínicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Milena Lúcia Bonfim Araújo Porth , Uniavan

    Milena Lúcia Bonfim Araújo Porth nascida em  em 14/06/1971 em Capanema/PA. Formada em Licenciatura de Educação Física pela Universidade Estadual do Pará, tendo exercido o magistério por 05 anos na rede estadual de ensino do Pará. Atualmente é advogada (2017), formada pela Faculdade Gamaliel; é graduada em Biomedicina pela Uniavan (2024). Sua atividade principal é gerente Técnica e Administrativa do Laboratório Oswaldo Cruz desde 2002. Suas áreas de interesse são: Direito Médico, Gerência de processos de qualidade em laboratórios de análises clínicas e Parasitologia.

  • Jhennifer Mara Branco, Uniavan

    Jhennifer Mara Branco, nascida em 11/03/1998 em Cascavel, PR, é acadêmica   do   curso   de Biomedicina pelo Centro Universitário Avantis -Uniavan.

  • Carine de Freitas Milarch, Uniavan e Faculdade Ielusc

    Carine de Freitas Milarch, nascida em 20/11/1990 em Cachoeira do Sul - RS, é Bióloga (2012) pela Universidade Luterana do Brasil, Nutricionista (2023) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, concluinte do curso de Farmácia (2023), mestre (2021) e doutor em Ciências Biológicas (2018)e doutora em Bioquímica Toxicológica (2020), Pós doutorado em Farmacologia (2019) pela Universidade de Federal de Santa Maria e Pós doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é professora Adjunta 1A Faculdade Ielusc e Tutora do Curso de Biomedicina na Uniavan. Suas áreas de interesse são: Bioquímica, Fisiologia, Biologia Molecular, Nutrição, Farmacologia.

Downloads

Publicado

15-08-2024