BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM MULHER COM HISTERECTOMIA E INCONTINÊNCIA URINÁRIA: RELATO DE CASO

Autores

  • Daniele Cristofolini Centro Universitário Avantis - Uniavan Autor
  • Angelise Mozerle Centro Universitário Avantis - Uniavan Autor
  • Keyla Mara dos Santos Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10272560

Palavras-chave:

Fisioterapia, Incontinência urinária, Método pilates

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a abordagem crítico-emancipatória na educação física dos anos finais do ensino fundamental e investigar como esta abordagem está sendo tratada nos dias de hoje. Trata-se de uma revisão narrativa de abordagem qualitativa, baseada na análise de livros, artigos de periódicos, teses e dissertações. Inicialmente, é contextualizado o papel da educação física na educação escolar e sua evolução histórica. Em seguida, aborda-se a metodologia de ensino crítico-emancipatória e seus conceitos, desde sua criação por Elenor Kunz nos anos 90 até seu uso contemporâneo, incluindo pesquisas recentes sobre o tema. Os resultados desta pesquisa revelam que a maioria dos estudos existentes se concentra na exploração de conceitos, ideias e aspectos teóricos, deixando uma lacuna significativa em relação à pesquisa que demonstre a aplicação prática da abordagem crítico-emancipatória na educação física dos anos finais do ensino fundamental.

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Publicado

08-12-2023

Edição

Seção

Produção Acadêmica (TCCs, UNIEDU, e outros)