INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA PREPARAÇÃO PARA O PARTO: O PRÉ E PÓS PARTO DE GESTANTES DO PROJETO FISIOMATERNAR
Palavras-chave:
Pelvic Physiotherapy. Pregnancy. Childbirth. Laceration. EpisiotomyResumo
A atuação da fisioterapia no período gestacional tem a intenção de auxiliar em uma gestação saudável, preparando para o parto, prevenindo incidências patológicas, tratando possíveis disfunções do assoalho pélvico e incontinências urinárias, proporcionando alívio de dores e desconfortos. O objetivo geral deste trabalho foi verificar o impacto da fisioterapia na preparação para o parto e pós-parto das gestantes com as condutas passadas durante os atendimentos prestados em grupo. Assim, os sujeitos da pesquisa foram precisamente gestantes, com idade entre 20 e 39 anos. Que teve abordagem aplicada e descritiva. Os dados foram coletados através de uma avaliação fisioterapêutica, uma reavaliação após 10 atendimentos no projeto Fisiomaternar e aplicação de um questionário de pós parto elaborado pelas pesquisadoras. O campo de pesquisa aconteceu em uma Clínica Escola no município de Balneário Camboriú - SC. Concluiu-se que a intervenção fisioterapêutica exerceu função importante na qualidade do período gestacional, na prevenção, nos cuidados de dores e desconfortos e no plano de estratégias a partir das orientações fornecidas nos atendimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Keyla Mara dos Santos, Isabella Emediato Moraes, Jessica Bianca Brasil, Angelise Mozerle , Altair Argentino Pereira Junior, Daniele Borges de Paula Cristofolini (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.