TUTORIA HUMANIZADA: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS SUPERIORES EAD

Autores

  • Pedro Funari Rigatti 7992561017 Autor
  • Lucas Schneider Lopes Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8403684

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Tutoria humanizada, Ensino superior EaD

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a necessidade do professor tutor de apropriar-se de metodologias ativas no decorrer do curso, juntamente com a tutoria humanizada. O estudo visa discutir a evolução histórica do ensino a distância no Brasil, bem como o debate sobre formação pedagógica e específica, através de pesquisa de básica, exploratória e bibliográfica, baseada em literatura especializada, pertinentes ao tema para assimilar os questionamentos, apontando os tópicos primordiais para desempenhar papel de formador com excelência. Verifica-se por fim, que o uso de metodologias ativas aliadas à humanização agrega conhecimento ao aluno de forma mais objetiva, autônoma e funcional, sendo essencial durante sua formação

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Funari Rigatti, 7992561017

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Avantis - UNIAVAN (2017), Mestre em Projetos de Arquitetura e Urbanismo pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI - México (qualificação final: 10,0) e Especialista em Projetos de Interiores (2019) pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, em Docência no Ensino Superior (2020), em Educação à Distância: Gestão e Tutoria (2020) e Gestão e Educação Ambiental (2020) - UNIASSELVI. Possui experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em arquitetura de interiores, lightdesign, conforto ambiental, paisagismo e urbanismo/ infraestrutura urbana. Atualmente é professor do curso superior de tecnologia em Design de Interiores do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN, extensionista universitário e avaliador de artigos científicos da Revista Científica Sophia, pertencente à esta mesma IES, que, na qual, desenvolveu projetos de extensão, orientações de artigos à Iniciação Científica, assim como habilidades com ensino à distância, metodologias ativas e plataformas como Blackboard, Google Classroom, Lyceum e Unimestre e demais competências didático-pedagógicas. Atua como coordenador, pesquisador e profissional liberal no arqSTUDIO RIGATTI, realizando projetos de interiores, reformas, consultorias, gerenciamento e gestão de obras. Compõe o quadro de colaboradores do Núcleo Educacional do Senac EaD nas funções de Analista de Eixo Educacional - Secretário Escolar, Agente Educacional, Monitor EaD e Suporte ao aluno/ Técnico de apoio ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - EaD.

Downloads

Publicado

03-10-2023

Edição

Seção

Revista Científica Sophia

Artigos Semelhantes

1-10 de 17

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.