ADEQUAÇÃO BUCAL COMO UMA AÇÃO PREVENTIVA DEINFECÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PACIENTES DA UTI*
Resumo
A presente pesquisa aborda o tema a importância do cirurgião-dentista em Unidades de Terapia Intensiva. O objetivo geral deste trabalho é mencionar a higiene bucal como uma ação odontológica preventiva perante as doenças pulmonares. Os objetivos específicos são estudar a adequação bucal de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que utilizaram a ventilação mecânica, como um fator indispensável, visando à prevenção de doenças respiratórias. Analisar a higiene bucal dos pacientes internados na UTI; caracterizar a importância do acompanhamento odontológico para melhorias na qualidade de vida e saúde dos enfermos. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados disponibilizados por dois hospitais, onde um possui o cirurgião-dentista na equipe multiprofissional da UTI e outro que não o tem. A comparação dos dados realizada através de análise quantitativa e qualitativa (tabelas) comprovou os benefícios do profissional presente nas unidades tanto para os pacientes quanto para o hospital, já que além de prevenir infecções respiratórias graves, reduz o tempo de internação e despesas de internação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Eduarda Vilani, Renata Gonçalves Motter, Horace Houw (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.