ESTUDO DOS ATENDIMENTOS ENDODÔNTICOS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - CEO DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2018
Resumo
A organização da demanda de um serviço local de saúde tem como principal objetivo fortalecer a Unidade Básica de Saúde como porta de entrada do sistema. Neste sentido, os encaminhamentos devem estar baseados em critérios pactuados com a equipe de saúde, visando a diminuição de filas e do tempo de espera por consulta, economia de recursos, otimização e melhoria na qualidade do serviço. Sabe-se que um longo período de espera entre o encaminhamento e o efetivo atendimento, pode gerar várias consequências negativas como a busca constantes do paciente por tratamentos de urgência. O objetivo deste estudo foi avaliar os atendimentos endodônticos no Centro de Especialidade Odontológicas – (CEO), no município de Itajaí / SC, destacando o fluxo de referência para o CEO, o número de encaminhamentos e os tipos de tratamentos endodônticos. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, através da análise de dados disponíveis em sistemas de informação da Secretaria da Saúde do Município de Itajaí verificando a produção de procedimentos endodônticos realizados pelo SUS em dentes permanentes, no período de 2014 a 2018.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gustavo Maubrigades Ballester, Wilian Felipe de Lima, Demilson Rodrigues de Oliveira, Juliana Vieira Raimondi, Horace Houw (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.