ESTUDO DOS ATENDIMENTOS ENDODÔNTICOS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - CEO DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2018
Resumo
A organização da demanda de um serviço local de saúde tem como principal objetivo fortalecer a Unidade Básica de Saúde como porta de entrada do sistema. Neste sentido, os encaminhamentos devem estar baseados em critérios pactuados com a equipe de saúde, visando a diminuição de filas e do tempo de espera por consulta, economia de recursos, otimização e melhoria na qualidade do serviço. Sabe-se que um longo período de espera entre o encaminhamento e o efetivo atendimento, pode gerar várias consequências negativas como a busca constantes do paciente por tratamentos de urgência. O objetivo deste estudo foi avaliar os atendimentos endodônticos no Centro de Especialidade Odontológicas – (CEO), no município de Itajaí / SC, destacando o fluxo de referência para o CEO, o número de encaminhamentos e os tipos de tratamentos endodônticos. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, através da análise de dados disponíveis em sistemas de informação da Secretaria da Saúde do Município de Itajaí verificando a produção de procedimentos endodônticos realizados pelo SUS em dentes permanentes, no período de 2014 a 2018.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gustavo Maubrigades Ballester, Wilian Felipe de Lima, Demilson Rodrigues de Oliveira, Juliana Vieira Raimondi, Horace Houw (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.