AS CONTRIBUIÇÕES DA CAPOEIRA COMO CONTÉUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Capoeira, Educación Infantil, Ensino, Diretrizes pedagógicasResumo
A inserção da capoeira na educação infantil pode auxiliar tanto no desenvolvimento das crianças, bem como estar aliado às diretrizes pedagógicas propostas pelo Ministério da Educação. O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre os benefícios que o aprendizado da capoeira pode trazer às crianças na educação infantil. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica reunindo livros e artigos científicos nacionais. Notamos que a capoeira é considerada uma modalidade extremamente rica em recursos pedagógicos, pois relaciona elementos corporais, rítmicos, musicais, históricos e culturais. A combinação desses elementos desperta a curiosidade e o interesse das crianças em relação à sua prática. Os benefícios são inúmeros: aprimoramento de qualidades físicas tais como agilidade, destreza, coordenação e flexibilidade; domínios de aprendizagem psicomotor, afetivo-social e cognitivo; valores de cidadania; introdução da musicalidade e oralidade; aprendizado sobre a cultura afrodescendente. Conclui-se então, que a capoeira é uma modalidade de grande potencial para o desenvolvimento infantil
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