Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS

O cadastro no sistema e posterior acesso são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Os artigos poderão ser enviados observando as seguintes condições curriculares: 

  • Acadêmicos de Graduação e Pós-graduação: somente serão aceitos os artigos desde que em coautoria com um Mestre e/ou Doutor.
  • Mestres, Doutorandos e Doutores: serão aceitos os artigos escritos individualmente ou em coautoria.

Os autores de artigos com sugestões ou reprovados terão acesso aos pareceres para aperfeiçoar o seu trabalho.

 ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

  1. Serão publicados os trabalhos aprovados pelos Avaliadores e Editores.
  2. A revista fica depositária dos direitos autorais dos trabalhos publicados.
  3. O trabalho que não estiver com as características informadas no template disponível, ou em desacordo com a prática acadêmica, será devolvido ao seu autor.
  4. Os casos não previstos serão resolvidos pelos Editores da Revista.
  5. As informações e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das citações e referências, são de inteira responsabilidade dos autores.
  6. Os trabalhos que abordam pesquisas envolvendo seres humanos terão suas aprovações condicionadas à prévia avaliação por Comitê de Ética em Pesquisa.

DIRETRIZES PARA AUTORES

a) Os trabalhos devem conter no máximo 10 (dez) páginas (incluídas as notas explicativas e as referências).

b) Edição do texto: a editoração do trabalho deve ser feita selecionando o formato A4 (297 mm x 210 mm), de acordo com o template disponível.

c) Formatação das páginas: margens superior e inferior deverão ser fixadas em 25 mm, a margem esquerda em 18 mm e a margem direita em 12 mm. As colunas de textos deverão apresentar uma largura igual a 87 mm e um espaçamento entre si de 6 mm. A tabulação a ser utilizada na primeira linha dos parágrafos deverá ser fixada em 4 mm.

d) Organização geral: 1) Título; 2) Autores e Instituições de origem; 3) Resumo e Palavras-Chave; 4) Título em inglês (Title), Abstract e Keywords; 5) Introdução; 6) Corpo do trabalho; 7) Conclusões; 8) Referências; 9) Dados Biográficos. Esta ordem deve ser respeitada, a menos que os autores usem alguns itens adicionais, tais como: Nomenclatura; Apêndices e Agradecimentos.

e) A organização do trabalho em títulos e subtítulos serve para dividi-lo em seções, que ajudam o leitor a encontrar determinados assuntos de interesse dentro do trabalho. Também auxiliam os autores a desenvolverem de forma ordenada seu trabalho. O trabalho deve ser organizado em seções primárias, secundárias e terciárias.

f) As tabelas e figuras (desenhos ou reproduções fotográficas) devem ser inseridas no texto logo após serem citadas pela primeira vez, desde que caibam dentro dos limites da coluna; caso necessário, pode-se utilizar toda a área útil da página. A resolução das figuras deve ser superior a 300 dpi e, preferencialmente, no formato vetorial para boa qualidade de impressão. A legenda deve ser situada acima da tabela, enquanto que na figura deve ser colocada abaixo da mesma. As tabelas devem possuir títulos e são designadas pela palavra Tabela, sendo numeradas em algarismos romanos, sequencialmente. As legendas das tabelas devem estar centralizadas e em negrito.

g) O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Figuras, tabelas e equações devem obedecer às normas apresentadas no template.

h) Os artigos poderão ser enviados observando as seguintes condições curriculares: dos alunos de graduação, pós-graduação e especialistas somente serão aceitos os artigos desde que em coautoria com professor Mestre ou Doutor. Para Mestres, Doutorandos e Doutores serão aceitos os artigos escritos individualmente ou em coautoria de no máximo três pessoas.

i) Os autores deverão anexar no ato da submissão os seguintes documentos:

- Artigo em PDF sem a identificação dos autores e biografia. Após o processo de revisão double-bind e correções, caso necessário, será solicitado o acréscimo dos autores. (Word , LaTeX e Overleaf)
- Carta de apresentação com as principais contribuições (Word).

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
  • Os arquivos devem estar em formato .PDF bem como todos os endereços de páginas na Internet, devem estar ativos e prontos para clicar.
  • Os trabalhos que abordam pesquisas envolvendo seres humanos terão suas aprovações condicionadas ao cumprimento das normas éticas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, tais como a Resolução nº 466/2012.

Revista Científica Sophia

Seção destinada a publicação anual da Revista Científica Sophia (RCS)

Somente trabalhos inéditos e/ou inovadores.

Produção Acadêmica (Proceedings)

Seção especial (Proceedings) exclusiva a acadêmicos de graduação.

Trabalhos acadêmicos, permitido trabalhos de revisão de literatura e relatórios.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.