O EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTSAL INTERMITT ENTENDURANCE TEST (FIET) EM ATLETAS DE FUTSAL SUB-15
Resumo
A idade relativa refere-se à diferença cronológica de indivíduos nascidos no mesmo ano. Visto que esta variável pode influenciar no desempenho físico do atleta, o objetivo deste estudo foi verificar o Efeito da Idade Relativa (EIR) no Futsal Intermittent Endurance Test (FIET) em atletas de futsal masculino SUB-15 do Vale do Itajaí nascidos em diferentes meses do ano de 2003. A amostra foi constituída por 24 atletas do sexo masculino da categoria sub -15 de 3 (três) equipes de futsal do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, que disputam campeonatos estaduais e/ou regionais. Os dados foram analisados por meio do teste U – Man – Whitney para a comparação dos grupos. Os resultados em mediana do PV para os atletas do 1°, 2°, 3° e 4° trimestre foram, respectivamente, 16 km/h; 15,8 km/h; 16 km/h e 15,8 km/h. Já para os semestres os resultados foram para o 1° semestre 15,9 km/h e 2° semestre 16 km/h. Não foram encontradas diferenças significativas para nenhuma das duas análises. Desta forma o estudo conclui que o EIR não está presente no desempenho aeróbio do teste FIET na população avaliada
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fausto Vicente Custódio, Tiago Martins Coelho, Tailine Lisboa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.