METODOLOGIA CRÍTICO EMANCIPATORIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR PARA A ATUALIDADE

Autores

  • Arthur Bilibio Trentin Uniavan Autor
  • Kamyla Thais Dias de Freitas Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10246796

Palavras-chave:

Educação Fisica escolar, Abordagem Critica, Abordagem critico emancipatoria

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como a abordagem crítico-emancipatória na educação física tem sido utilizada atualmente nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão narrativa de abordagem qualitativa, baseada na análise de livros, artigos de periódicos, teses e dissertações. Inicialmente, é contextualizado o papel da educação física na educação escolar e sua evolução histórica. Em seguida, aborda-se a metodologia de ensino crítico-emancipatória e seus conceitos, desde sua criação por Elenor Kunz nos anos 90 até seu uso contemporâneo, incluindo pesquisas recentes sobre o tema. Os resultados desta pesquisa revelam que a maioria dos estudos existentes se concentra na exploração de conceitos, ideias e aspectos teóricos, deixando uma lacuna significativa em relação à pesquisa que demonstre a aplicação prática da abordagem crítico-emancipatória na educação física dos anos finais do ensino fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kamyla Thais Dias de Freitas

    Nascida em 25/12/1990 em Curitiba, é Bacharel em Educação Física (2012) e Licenciada em Educação Física (2014) pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Mestre em Ciências do Movimento Humano (2017) e Doutora em Educação (2022) 

Downloads

Publicado

08-12-2023

Edição

Seção

Produção Acadêmica (TCCs, UNIEDU, e outros)

Artigos Semelhantes

21-26 de 26

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.