METODOLOGIA CRÍTICO EMANCIPATORIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR PARA A ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10246796Palavras-chave:
Educação Fisica escolar, Abordagem Critica, Abordagem critico emancipatoriaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como a abordagem crítico-emancipatória na educação física tem sido utilizada atualmente nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão narrativa de abordagem qualitativa, baseada na análise de livros, artigos de periódicos, teses e dissertações. Inicialmente, é contextualizado o papel da educação física na educação escolar e sua evolução histórica. Em seguida, aborda-se a metodologia de ensino crítico-emancipatória e seus conceitos, desde sua criação por Elenor Kunz nos anos 90 até seu uso contemporâneo, incluindo pesquisas recentes sobre o tema. Os resultados desta pesquisa revelam que a maioria dos estudos existentes se concentra na exploração de conceitos, ideias e aspectos teóricos, deixando uma lacuna significativa em relação à pesquisa que demonstre a aplicação prática da abordagem crítico-emancipatória na educação física dos anos finais do ensino fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arthur Bilibio Trentin, Kamyla Thais Dias de Freitas (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.