A INFLUÊNCIA DA INTERNET DIANTE DAS TENDÊNCIAS DE CONSUMO E COMPORTAMENTO DOS JOVENS DA GERAÇÃO I DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

  • Andre Gobbo Faculdade Avantis
  • Nicole Silveira de Matos Acadêmica do Curso de Administração do Centro Universitário Avantis – UniAvan
  • Maira Elisa Matos Acadêmica do Curso de Administração do Centro Universitário Avantis – UniAvan

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia acarretou diversas mudanças nos meios de consumo e nas formas de relacionamento da sociedade atual, principalmente entre os jovens. Manter-se online na maior quantidade de mídias sociais possíveis é um dos principais traços da Geração i – também conhecida como Geração Z – que abrange os que nasceram próximo à década de 1990 e cresceram em um mundo totalmente digital, estando constantemente conectados à celulares, computadores e tablets. Sob este prisma, os jovens consumidores da Geração i estão cada vez mais inseridos no mundo do e-commerce, se tornando o público mais atrativo para as estratégias de marketing dentro das organizações atuais. Neste contexto, a presente pesquisa aborda o assunto de maneira quantitativa e descritiva e tem como objetivo identificar e descrever a Geração i e seu comportamento como consumidor atual em meio à era da internet e da alta do e-commerce. Desta forma, os procedimentos metodológicos utilizados foram referenciais bibliográficos e a pesquisa de campo, com a aplicação de questionários a 377 adolescentes do município de Balneário Camboriú (SC). A análise dos dados identifica que a Geração i mostra-se cada vez mais ligada à globalização, sendo importante ressaltar que a facilidade com que as tecnologias são utilizadas demonstra a diferença entre essa geração e as passadas. Além disso, os adolescentes da Geração i estão cada vez mais propensos a efetuarem compras online com o auxílio de aplicativos e possuem interesse por produtos relacionados à moda e eletrônicos.

Publicado
2020-12-11
Como Citar
GOBBO, Andre; DE MATOS, Nicole Silveira; MATOS, Maira Elisa. A INFLUÊNCIA DA INTERNET DIANTE DAS TENDÊNCIAS DE CONSUMO E COMPORTAMENTO DOS JOVENS DA GERAÇÃO I DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. Revista Científica Sophia, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 177-202, dez. 2020. ISSN 2317-3270. Disponível em: <http://ojs.avantis.edu.br/index.php/sophia/article/view/86>. Acesso em: 02 mar. 2021.