INTERVENÇÕES COM GRUPOS DE JOVENS APRENDIZES DE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL NO VALE DO ITAJAÍ: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rosimeri Albanaes Mebs UNIAVAN Autor
  • Rafael Gustavo de Liz UNIAVAN Autor
  • Beatriz Hering Faht UNIAVAN Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10195959

Palavras-chave:

Jovens, Organização Não Governamental, Psicologia, Relato de Experiência, Terapia Cognitivo Comportamental, Youth, Non-Governmental Organization, Psychology, Experience Report, Cognitive Behavioral Therapy

Resumo

Este relato de experiência evidencia as intervenções realizadas com grupos de jovens aprendizes em uma Organização Não Governamental (ONG) localizada no Vale do Itajaí. As intervenções tiveram como base a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com a inclusão de elementos da Psicologia Positiva e do Reforço Positivo. Com este estudo foi possível observar e atuar frente à demanda em “saúde mental nas organizações “, cujo propósito foi avaliar os efeitos das intervenções no bem-estar e no desenvolvimento desses jovens, por meio de dinâmicas interativas e rodas de conversa com os participantes. Os resultados indicaram que as intervenções realizadas promoveram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ocasionando o engajamento e a cooperação espontânea por parte dos mesmos. Além disso, a participação da estagiária no grupo deu origem a um ambiente seguro e de apoio, confiante no fortalecimento dos vínculos sociais e de uma identidade positiva. Esses achados destacam a importância de intervenções psicológicas experimentais comprovadas em contextos de aprendizagem profissional com jovens, como é o caso de programas de profissionalização e treinamento oferecidos pelas ONGs.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosimeri Albanaes Mebs, UNIAVAN

    Rosimeri Albanaes Mebs, nascida em 01/01/1966 em Nova Trento/SC, cursando o 9º período de Psicologia, funcionária de carreira aposentada.

  • Rafael Gustavo de Liz, UNIAVAN

    Rafael Gustavo de Liz, nascido em 27/02/1987 em Biumenau, Psicólogo, Especialista em Didática da Educação Superior, Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Professor do Ensino Superior. Consultor Organizacional e Educacional. (Orientador)

  • Beatriz Hering Faht , UNIAVAN

    Beatriz Hering Faht, nascida em 10/05/1977 em Blumenau/SC, Psicóloga e Pedagoga, Especialista em Recursos Humanos, Especialista em Ensino a Distância: docência e tutoria, Mestre em Educação. Professora do Ensino Superior desde 2005. (Coorientador)

Downloads

Publicado

22-11-2023

Edição

Seção

Semana de Iniciação Cientifica Uniavan (Conference)

Artigos Semelhantes

1-10 de 64

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.