CONTINUUM COGNITIVO E CRENÇAS NUCLEARES: ADAPTAÇÃO DE UM RECURSO PSICOTERÁPICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10246505

Palavras-chave:

Continuum,, Crenças Nucleares, Recursos psicoterápicos, Terapia Cognitiva

Resumo

O objetivo desse trabalho é desenvolver e adaptar um recurso baseado no Continuum Cognitivo para crenças nucleares. Esta pesquisa é de natureza aplicada e descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram dez (10) juízes especialistas. Foram calculados CVC para cada item (CVCi) e CVC total (CVCt), com base nos critérios: relevância e clareza. Ao final do procedimento teórico, a primeira versão do recurso apresentou 88 itens, seccionado em crenças nucleares (n=18) e características psicológicas (n=70). Em relação ao índice de concordância entre os juízes especialistas, foi obtido escore geral (CVCt) de 0,90, considerado um recurso confiável. A adaptação desse recurso em formato estruturado contribui para uma abordagem sistemática com intuito de auxiliar os pacientes a identificarem, explorarem e desafiarem a suas crenças nucleares, promovendo uma visão mais flexível e realista de si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlio Cézar Gonçalves do Pinho, UNIVALI

    Psicólogo Clínico, Supervisor técnico em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), vinculado à linha de pesquisa de Tecnologias e Práticas Psicossociais, em que investiga o desenvolvimento de recursos tecnológicos em Psicologia voltadas à Promoção da Saúde, especificamente Inteligência Artificial (IA). Professor no Instituto de Psicologia Científica Ponto Azul, pós-graduação Viver Mais e Univali. Atua com Prática Baseada em Evidências na Psicologia em demandas relacionadas aos Transtornos Depressivos, Transtornos de Ansiedade, Transtorno Bipolar, Transtorno relacionados à Traumas e Estressores, Transtornos de Personalidade e Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Desenvolve e conduz cursos, workshops e palestras relacionadas aos temas psicológicos de atuação.

  • Natércia Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Natércia Sampaio, é Psicóloga Clínica, Supervisora Técnica em Psicologia Clínica, Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua com Prática Baseada em Evidências na Psicologia.

  • Jennifer Craco, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

    Jennifer Craco é acadêmica de Psicologia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui uma formação em andamento pela Wainer Psicologia Cognitiva na área de Terapia Cognitivo-Comportamental. É bolsista de pesquisa pelo CNPq.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Edição

Seção

Revista Científica Sophia

Artigos Semelhantes

1-10 de 12

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.