ESTUDO DOS ATENDIMENTOS ENDODÔNTICOS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - CEO DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ1 ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2018

  • Demilson Rodrigues de Oliveira Uniavan - Centro Universitário Avantis
  • Gustavo Maubrigades Ballester
  • Wilian Felipe de Lima
  • Juliana Vieira Raimondi
  • Horace Houw

Resumo

A organização da demanda de um serviço local de saúde tem como principal objetivo fortalecer a Unidade Básica de Saúde como porta de entrada do sistema. Neste sentido, os encaminhamentos devem estar baseados em critérios pactuados com a equipe de saúde, visando a diminuição de filas e do tempo de espera por consulta, economia de recursos, otimização e melhoria na qualidade do serviço. Sabe-se que um longo período de espera entre o encaminhamento e o efetivo atendimento, pode gerar várias consequências negativas como a busca constante do paciente por tratamentos de urgência. O objetivo deste estudo foi avaliar os atendimentos endodônticos no Centro de Especialidade Odontológicas – (CEO), no município de Itajaí / SC, destacando o fluxo de referência para o CEO, o número de encaminhamentos e os tipos de tratamentos endodônticos. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, através da análise de dados disponíveis em sistemas de informação da Secretaria da Saúde do Município de Itajaí verificando a produção de procedimentos endodônticos realizados pelo SUS em dentes permanentes, no período de 2014 a 2018.

Publicado
2020-12-11
Como Citar
DE OLIVEIRA, Demilson Rodrigues et al. ESTUDO DOS ATENDIMENTOS ENDODÔNTICOS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - CEO DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ1 ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2018. Revista Científica Sophia, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 47-64, dez. 2020. ISSN 2317-3270. Disponível em: <http://ojs.avantis.edu.br/index.php/sophia/article/view/122>. Acesso em: 20 out. 2021.