Sobre a Revista

Objetivo: Disseminar o conhecimento através de publicações anuais, fidedignas com a realidade e veracidade das informações apresentadas, prezando pela qualidade, e reunindo a comunidade acadêmica em prol da pesquisa e publicação científica.

Público alvo: Acadêmicos, pesquisadores e docentes de Graduação e/ou Pós-graduação. 

Temática: Multidisciplinar.

Submissões Online: Os artigos são submetidos à revista por meio de cadastro e posterior acesso via login e senha, podendo o autor acompanhar todo o processo  editorial e de avaliação.

Indexadores / Diretórios / Bases de dados: Zenodo, Google Schoolar, OpenAIRE, BASE, Periódicos CAPES, DRJI, COPERNICUS, Biblioteca Nacional, DIADORIM, ISI, DORA, ACADEMIA, LivRe, SJIF Factor, Web of Science, Miguilim - IBICT

Política de seções:

- Revista Científica Sophia (RCS): aceita artigos originais de profissionais, docentes e pesquisadores de graduação e pós-graduação. Somente trabalhos inéditos e/ou inovadores.

- Semana de Iniciação Cientifica Uniavan (SIC): seção especial (conference) destinada a SIC para acadêmicos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Avantis. Trabalhos acadêmicos, permitido trabalhos de revisão de literatura e relatórios.

- Produção Acadêmica: seção especial (conference) destinada a acadêmicos de graduação. Trabalhos acadêmicos, permitido trabalhos de revisão de literatura e relatórios.

Tempo estimado de processamento (avaliação, aceitação e publicação): até 3 meses.

Processo de Avaliação pelos Pares: Os artigos submetidos à Revista Científica Sophia passam por avaliação prévia do Editor-Chefe, este por sua vez, analisa e encaminha o documento para o Editor Associado ou Convidado conforme a sua área de atuação para apreciar a submissão. Se o artigo necessitar de ajustes é encaminhado orientações aos autores para correção, como: número de páginas, fonte, obediência às regras da revista, remoção dos autores do corpo do texto, e titulação dos autores e/ou coautores, etc. Após este filtro, têm-se os seguintes passos:

  • O artigo é encaminhado a avaliadores ad hoc (peer review) através do sistema double blind, onde o autor não conhece o avaliador e o avaliador não conhece o autor, garantindo a imparcialidade.
  • O avaliador ao receber o artigo deve concordar com os termos de sigilo e declarar que não possui nenhum impedimento a exercer a avaliação do documento. 
  • Após a avaliação, os avaliadores emitem dois relatórios:

              - um ao Editor Associado ou Convidado com a avaliação.

             - um aos autores contendo o parecer sobre o  trabalho, recomendação de aceite, correção ou rejeição juntamente com os pontos avaliados.

  • Cabe ao Editor Associado ou Convidado encaminhar o parecer ao autor, ao emitir seu parecer final.
  • Em hipótese alguma o Editor Associado ou Convidado pode alterar a avaliação emitida pelo avaliador.
  • Haverá rejeição pelos Editores Associados ou Convidados caso o artigo não cumpra com os requisitos mínimos exigidos pela Revista. 

Periodicidade: Anual. A Revista Científica Sophia (RCS) possui fluxo contínuo, ou seja, pode receber artigos científicos em qualquer época do ano.

Política para avaliadores: os avaliadores podem podem possuir afiliação institucional nacional e estrangeira.  não aceitação ou recusa de artigos (inatividade) do avaliador culminará em sua exclusão do banco de avaliadores.

Política de custos: Esta revista é financiada exclusivamente por recursos do Centro Universitário Avantis - Uniavan, não havendo nenhum tipo de custo ao autor. 

Política de copyright: Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.

Política de Acesso Livre: A Revista Científica Sophia concede acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que o livre acesso ao conhecimento científico leva a uma maior e melhor democratização do conhecimento.

Política de Privacidade: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Licença: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International

Identificador persistente: Os manuscritos publicados possuem registro no ORCiD e Digital Object Identifier (DOI).

Declaração de mal prática de ética e publicação: Nossa declaração é baseada no Código de Conduta e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revista (Committee on Publication Ethics, 2011). Os manuscritos submetidos à Revista Cientíífica Sophia são submetidos a uma verificação minuciosa da originalidade no software de detecção de plágio durante o processo de revisão pelos pares.